segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Marcelo Pneus - Segurança com os Pneus

Postado por Criação | segunda-feira, 23 de janeiro de 2012 | Categoria: , , , , , , , |


Dirigimos diariamente e quase nunca prestamos atenção a uma das partes mais importantes do automóvel, o pneu. Veja a seguir como ler e entender a fabricação e o uso correto de um pneu.

- Data de validade
Ela caduca em quatro anos após a data de fabricação, a qual está estampada no lado do pneu.
Se utilizarmos pneus caducados, é possível que estourem e o resultado pode ocasionar acidente grave. É um bom hábito inspecionar os pneus para verificar a sua data de de validade.
- Pressão
Outro ponto importante é a calibragem. Calibre sempre conforme o manual do veículo. Baixa pressão para evitar ruídos na rodagem, é perigoso. Em auto-estrada ou BR, o pneu com baixa pressão tende a esquentar e estourar. Portanto muita atenção. Na lateal dos pneus, encontramos o valor máximo admissível para a pressão, alguns pneus têm apenas capacidade para a pressão máxima de 32 PSI, outros são projetados para 44 PSI e alguns mesmo 50 PSI. Verifique os pneus para saber qual é a máxima pressão que suportam. Uma prática aceitável é rodar com uma calibragem ligeiramente abaixo dos valores indicados. Veja a tabela a seguir:
Máxima Pressão  Pressão Aceitável
32 PSI28 PSI
44 PSI35 PSI
50 PSI44 PSI


- Carga
Outro ponto importante a considerar é a carga a que submetemos os pneus. Muitas vezes sobrecarregamos os veículos sem prestar atenção ao esforço que isto representa para os pneus. Não exceda a capacidade máxima de carga, o pneu poderá estourar e causar um acidentes.
- Velocidade
O pneu foi projetado para uma velocidade máxima e ela está indicada por uma letra ao lado do índice de carga. A tabela abaixo mostra a velocidade em Km/h e Mph.
Índice de velocidade  Velocidade em Km/h
Q160
R170
S180
T190
U200
H210
V240
ZR>240
W270
Y300
- Resistência à temperatura
As letras indicam a resistência de um pneu ao calor. Sendo "A" o mais alto e "C" o mais baixo.
Símbolo  Área
AÁrea Quente
BÁrea Normal
CÁrea Fria
- Tração
A tração é a capacidade de um pneu para parar em pavimento molhado. Um pneu de maior graduação permite uma maior capacidade de parar o veículo numa via molhada, numa distância menor do que um pneu de uma menor graduação. A tração está classificada do mais alto para o mais baixo como "AA", "A", "B" e "C".
- Desgaste
Este número indica quanto maior for a graduação, mais tempo levará para o pneu desgastar. Portanto, um pneu de graduação 400 irá durar o dobro que o de graduação 200.
- Dimensões
Muitos de nós já compramos pneus no passado e quando nos perguntam de que tamanho queremos, fazemos uso do pneu velho para obter uma informação de comparação. As dimensões de um pneu são caracterizadas por letras e números. O que significam esses números?

P - Pneu para veículo de passageiros
265 - Largura do pneu em milímetros
60 - Relação da altura com a largura do pneu, 60% da largura neste caso
R - Pneu Radial
18 - Roda de aro 18 polegadas.

Fonte: Jgg pneus

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