segunda-feira, 2 de abril de 2012

Marcelo Pneus - Como são fabricados os pneus?

Postado por Criação | segunda-feira, 2 de abril de 2012 | Categoria: , , , , , |


O senso comum diria que basta pegar uma borracha e prensá-la de acordo com o tamanho de roda que a gente quer, certo? Hoje em dia, a coisa é mais complicada. Primeiro, porque um pneu moderno leva um tipo especial de borracha - uma mistura de borracha natural, borracha sintética e o chamado "negro de fumo", um derivado do petróleo usado para deixar a mistura bem resistente.
Segundo, porque a lista de ingredientes do pneu inclui camadas de poliéster, náilon e até aço. Juntando essas substâncias com a borracha especial, os fabricantes conseguem produzir seis componentes diferentes, que serão usados para compor cada uma das partes do pneu. Cada uma dessas partes é fabricada separadamente.
Para juntar tudo, as indústrias usam tambores e prensas - o resultado desse processo é um barrilzinho de borracha, que os técnicos chamam de "pneu verde". Para "amadurecer" e virar um pneu de verdade, ele ainda precisa passar pela chamada vulcanização. Nessa última fase, a peça é prensada novamente, dessa vez a uma temperatura superior a 200 ºC. Aí sim, o pneu é moldado conforme o gosto do freguês. E olha que não faltam opções: só para dar uma ideia, apenas em uma grande fábrica na região do ABC paulista são fabricados mais de 300 modelos de pneu!

A Marcelo Pneus, deseja Feliz Páscoa a todos clientes amigos!

Atualmente tem 0 comentários:


Leave a Reply