segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

MARCELO PNEUS - AQUAPLANAGEM

Postado por Criação | segunda-feira, 16 de janeiro de 2012 | Categoria: , , , |



Você nunca passou por uma poça de água na estrada e teve aquela sensação de que faltou o chão sob as pernas? Esse tipo de ocorrência é o que se chama de aquaplanagem.
É um momento em que a água empoçada na pista se interpõe entre o asfalto e o pneu, fazendo o carro perder o contato com o piso. Um vacilo que pode resultar em acidente grave.
A aquaplanagem tem relação direta com a velocidade do carro, mas também depende do comportamento dos pneus. No Brasil, onde qualquer chuva transforma certas rodovias em plantação de arroz, o risco de um carro aquaplanar é grande. Às vezes, basta um fio de água cortando a pista para fazer o estrago.
Pela lei de Murphy, essas armadilhas estão sempre escondidas depois de curvas, justamente quando o motorista precisa de mais tração.

Na prova do Quatro Rodas, foi criada uma lâmina constante de água com 6 milímetros de espessura e 400 metros de extensão (maravilhas de uma pista feita para testar pneus). As passagens iniciaram a 70 km/h e progrediram em intervalos de 3 km/h até que ocorresse a aquaplanagem. Os melhores pneus deveriam entregar os pontos em velocidades maiores que os rivais.

Assim como nos testes de aderência, a medição objetiva da velocidade foi complementada pelas impressões do piloto. Alguns pneus demoram a perder o contato com o asfalto, mas quando isso ocorre, um abraço: o motorista vira passageiro ao sabor das leis da física. Enquanto outros, mais progressivos, aquaplanam em doses homeopáticas, dando oportunidade de o motorista reagir.

Os especialistas ensinam que, para se dar bem na prova, ou o pneu é estreito ou tem um desenho que convive bem com a água. Ser estreito é bom, mas traz problemas em outras situações, como nas frenagens. O ideal mesmo é ter um desenho que facilite a entrada da água nos sulcos bem no momento em que o pneu atinge a poça e drene o máximo no instante seguinte, para evitar que a borracha perca contato com o piso.


Fonte: Quatro Rodas


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