segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Pneus Dunlop e sua história

Postado por Pronúncia | segunda-feira, 14 de janeiro de 2013 | Categoria: |


Em 1888, o fundador da Dunlop, John Boyd Dunlop, estava a observar o seu filho mais novo a andar de triciclo com pneus de borracha sólida. Ao tentar proporcionar ao seu filho mais conforto e um melhor manuseamento do triciclo, Dunlop pegou no mesmo e enrolou as rodas com folhas de borracha muito finas, colou-as e encheu-as com uma bomba de bola de futebol. Assim, desenvolveu o primeiro sistema de almofada de ar da história e lançou os alicerces para o primeiro pneu pneumático.

Menos de um ano depois, a invenção da Dunlop fez a sua estreia de competição em duas rodas. Permitindo que um corredor pouco conhecido vencesse facilmente os seus rivais mais fortes numa série de corridas de bicicletas, graças à vantagem fornecida pelos pneus pneumáticos, estabelecendo de imediato o papel dos desportos motorizados como uma característica da herança da Dunlop. Dunlop patenteou de imediato a sua ideia.

Em 1890, Dunlop abriu  a sua primeira fábrica em Dublin, na Irlanda. Em 1910, a Dunlop colocou a sua bandeira na Malásia ocidental, criando 20.234 hectares de plantação de borracha. Em vinte anos, a Dunlop fez com que o pneu de borracha sólida se tornasse obsoleto e passou de pioneira para a primeira empresa multinacional global. Fabricava e comercializava a nível global. 

Em 1984 deu-se a fusão das operações de pneus na Europa e nos Estados Unidos da Dunlop com o grupo empresarial japonês Sumitomo. Em 1999 a Sumitomo e a The Goodyear Tyre & Rubber Company acordaram uma aliança global, tornando-se o maior produtor de pneus do mundo. A Dunlop na Europa é agora parte dessa joint venture que abrange seis empresas e está integrada na Goodyear Dunlop Tires B.V.
Os técnicos e os designers na Europa, nos Estados Unidos e no Japão estão empenhados em partilhar as respectivas experiências entre si, de modo a obterem o máximo a nível mundial, para que as fábricas da Dunlop existentes nos três continentes continuem a fornecer pneus com um desempenho excepcional. 



Fonte: http://www.dunlop.eu/dunlop_ptpt/_header/about_us/history/

Atualmente tem 0 comentários:


Leave a Reply